Você está em: Início / Notícias / Sindat comemora concurso público para auditor técnico tributário após 35 anos

Sindat comemora concurso público para auditor técnico tributário após 35 anos

27/07/2021 Compartilhar Twitter

No dia 21 de junho deste ano foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe a autorização do governador Belivaldo Chagas para a realização do concurso público de Auditor Técnico de Tributos da Secretaria de Estado da Fazenda.

Segundo o documento, o certame será para o provimento de 10 vagas para o cargo e outras 40 que irão compor o cadastro de reserva. Vale ressaltar que o último concurso para o cargo aconteceu em 1986, ou seja, há 35 anos.

“Entendemos que, não promover o concurso público, regularmente, bloqueia a entrada de novas ideias, experiências e expectativas. A falta de concurso para ingresso na carreira constitui grave bloqueio à oxigenação institucional. Nos últimos 35 anos ocorreram diversas mudanças no mundo corporativo, principalmente tecnológicas que, para enfrentá-las com eficiência e eficácia, torna-se imprescindível o ingresso frequente de novos auditores, inclusive com formação em áreas específicas. Isso tem ocorrido em todos os Estados da Federação, sendo Sergipe o único que não tem atendido ao que preconiza as modernas técnicas administrativas”, pontuou Célia Lessa, conselheira do Sindicato dos Auditores Tributários de Sergipe (Sindat/SE).

Atualmente, a Secretaria de Estado da Fazenda conta com 23 Auditores experientes e qualificados para o exercício das atividades, de um quadro de 60. Contudo, 20 deles já estão com abono de permanência no Órgão, portanto, aptos à aposentadoria.

“Essa iniciativa para o concurso demonstra a preocupação do governador em melhorar a eficiência administrativa do Estado. Vale destacar que o Auditor Técnico de Tributos não gera despesa aos cofres estaduais, ao contrário, é técnico altamente especializado para promover receita pública, para o atendimento das demandas sociais”, finalizou a conselheira.

Veja também