Você está em: Início / Notícias / CRIADO O FÓRUM SERGIPANO DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO

CRIADO O FÓRUM SERGIPANO DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO

22/09/2020 Compartilhar Twitter

Hoje, 22, foi criado o Fórum Sergipano de Carreiras Típicas de Estado – FOCATE–SE.

O Fórum é fundado em meio às discussões sobre a “Reforma Administrativa” e surge com o objetivo de viabilizar a defesa permanente da preservação das prerrogativas funcionais das carreiras típicas de Estado, notadamente daquelas que atuam nas áreas de fiscalização, investigação, arrecadação, controle e preservação da ordem jurídica.

Durante a reunião de fundação, os representantes das carreiras que integram o Fórum traçaram os objetivos do FOCATE-SE, dentre os quais o de contribuir para o crescimento contínuo dos valores republicanos, zelando pelo ingresso exclusivo por concurso público específico nas carreiras típicas de estado e pela capacitação constante de seus membros, com vistas a alcançar padrões satisfatórios na prestação de serviços públicos aos sergipanos.

Carreiras integrantes do FOCATE-SE

Integram o FÓRUM a Associação Sergipana do Ministério Público – (ASMP); a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe – (APESE); Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/SE – (AUDTCE/SE); a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe – (ADEPOL); a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe – (ADPESE); e a Associação dos Auditores da Fazenda Pública do Estado de Sergipe – (AUDIFAZ).

Na composição inicial da entidade, estão Ismar Viana (AUDTCESE) na Coordenação Geral; João Rodrigues Neto (ASMP) na Vice-Coordenação Geral; Isaque Cangussu (ADEPOL) na Coordenação de Articulação Legislativa; Marcus Aurélio (APESE) na Coordenação de Defesa de Prerrogativas; Herick Argôlo (ADPESE) na Coordenação de Responsabilidade Social; e Célia Lessa (AUDIFAZ).

Os integrantes reafirmaram que o Fórum se propõe a ser um democrático canal de debates e construção de soluções institucionais, de modo a contribuir com o bom funcionamento da máquina pública e a permanente confiança dos cidadãos nas instituições.

Os estados onde o Fórum foi criado contam com experiências exitosas a partir da interlocução entre as carreiras, integradas por agentes públicos dotados de expertise em segmentos distintos do serviço público.

Além dos princípios, objetivos e fundamentos que devem nortear os trabalhos do FOCATE-SE, o ato de fundação também definiu a Coordenação Geral, Vice-Coordenação Geral, Coordenação de articulação legislativa, Coordenação de defesa de prerrogativas, Coordenação de responsabilidade social, e Secretaria Geral do Fórum.

Já nesse primeiro encontro, os integrantes deliberaram sobre a periodicidade das reuniões, a forma adotada para a tomada de decisões, dentre outras demandas que foram submetidas à discussão.

Veja também