Você está em: Início / Notícias / Encat-SE reúne cúpula nacional das áreas fazendária e de tributos nesta 64 edição

Encat-SE reúne cúpula nacional das áreas fazendária e de tributos nesta 64 edição

18/07/2018 Compartilhar Twitter

14:55:08  Mecanismos de aperfeiçoamento da fiscalização são tema de debates em Sergipe durante o Encat

Um evento memorável pela importância das discussões e debates ali travados. Realizado pela Sefaz - Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe -, o 64 Encat conseguiu a façanha de debates profundamente a racionalização nos gastos públicos, um tema tão urgente à sociedade.

O primeiro dia de discussões promovidas pelo 64º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat) abriu a semana de debates entre representantes de vários estados que estão em Sergipe até o dia 19 para promover o aperfeiçoamento das ferramentas de fiscalização e melhoria da gestão tributária.

Um dos primeiros temas abordados neste primeiro dia de evento foi a utilização pelos Estados de softwares e sistemas para monitoramento do transporte de cargas, permitindo um maior controle sobre os documentos fiscais sem a necessidade de parada do veículo em seu trajeto. A partir das informações coletadas é possível gerar um banco de dados que permite racionalizar e tornar ainda mais eficaz a fiscalização sobre as mercadorias em trânsito.

Na última terça-feira, dia 17, foram encerrados os trabalhos técnicos. A partir de hoje, quarta-feira, dia 18, os trabalhos no Encat são voltados às reuniões plenárias com superintendentes, secretários de Fazenda e auditores de vários Estados da Federação, inclusive os de Sergipe.

Durante o evento, o SindatSE se fez presente compondo a mesa de abertura com a auditora técnica Célia Lessa, que é representante da Diretoria do Sindicato; e com diversos membros filiados participando efetivamente dos debates após cada uma das atividades que integra o evento; debates e mesas de discussão.

Entre os principais palestrantes deste 64º Encat, que aconteceu na capital sergipana, estiveram presentes nomes nacionais da alta cúpula dos profissionais das áreas fazendárias e de tributação; como por exemplo, os palestrantes José Tostes Neto, que versou a respeito da fatura eletrônica na América Latina; o auditor Alexandre Alcântara, autor do livro Fraudes Contábeis, que falou acerca de fraudes contábeis nas administrações, empresas e gestões. 

Objetivo do evento

O evento – que é promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe – acontece até a próxima quinta-feira, dia 19, no Hotel Radisson, em Aracaju, onde são apresentadas soluções inovadoras para a aperfeiçoamento da fiscalização tributária, sendo uma oportunidade para disseminação das modernas técnicas de gestão tributária mediante o intercâmbio de experiências, soluções e sistemas, nas áreas de arrecadação, fiscalização, tributação, informações econômico fiscais e outras de interesse da administração tributária, além da uniformização dos procedimentos entre os estados, visando a implementação conjunta de soluções consensuais para os problemas comuns às unidades federadas da região.

Veja também

SINDAT NA MÍDIA
SINDAT NA MÍDIA
14/11/2018